shadow_left
Logo
Shadow_R
   
Instituições Parceiras PDF Imprimir E-mail
As Instituições Parceiras e seus Núcleos de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em História Comparada funciona no Instituto de História da UFRJ, desde 2002, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino para Graduados e Pesquisa da UFRJ. Foi credenciado pela Capes em 21 de maio de 2004 e devidamente reconhecido pelo MEC em 10 de novembro de 2004. Avaliado com o conceito 4 pela CAPES, o Programa tem por objetivos: a) Formar profissionais capazes de: construir problemas, formular hipóteses e empregar conceitos teóricos de pesquisa em História; articular, de forma orgânica, as dimensões teórica, metodológica e empírica na pesquisa em História Comparada; incorporar, às suas reflexões históricas, as contribuições de diferentes áreas do conhecimento sobre o seu objeto de pesquisa; valorizar o trabalho acadêmico desenvolvido em equipe; conhecer as diferentes modalidades de História Comparada; atuar em institutos acadêmicos, culturais e de pesquisa, em meios de comunicação de massa, em assessorias de sociedade civil e instituições públicas; b) Organização de grupos de pesquisa como campos de exercício de experimentação comparada, promovendo o aporte de olhares plurais sobre conjuntos de problemas definidos pelas Linhas de Pesquisa de História Comparada - Poder e Instituições, Poder e Discurso; c) Promoção periódica de atividades em que pesquisadores discutem projetos e trocam informações, propondo novos caminhos à pesquisa e estabelecendo o interesse da equipe e de profissionais convidados em manter as atividades conjuntas de pesquisa; d) Promoção de cursos de extensão, simpósios, ciclos de debates, oficinas e conferências, nos quais especialistas brasileiros e estrangeiros das diversas áreas das Ciências Sociais, possam praticar o método comparativo, a partir dos temas selecionadas em cada evento, criando-se assim um fórum para o debate; e) Integrar as atividades do PPGHC com os Cursos de Graduação da UFRJ através das atuações de ensino, pesquisa e extensão do seu corpo docente permanente, as quais se fundamenta na existência dos Laboratórios; da realização de atividades de extensão abertas à participação dos alunos de Graduação e através da participação dos mestrandos nas disciplinas dos Cursos de Graduação, ministrados pelos seus orientadores; e f) Estimular a publicação das conclusões das pesquisas individuais e coletivas em revistas indexadas e em obras de caráter coletivo.
O TEMPO Laboratório de Estudos do Tempo Presente do IFCS/CFCH/UFRJ localiza-se no Instituto de História da UFRJ. Este laboratório é parte integrante do Departamento de História e abrange pesquisas de âmbito multidisciplinar, reunindo pesquisadores de diversas formações e linhas de pesquisa.  

NuPIn - Núcleo de Pesquisas em Internacionalização de Empresas do Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ

Centro de Estudos Político-Estratégicos da Escola de Guerra Naval (Marinha do Brasil)

A Escola de Guerra Naval, mediante o Centro de Estudos Político-Estratégicos, dedica-se, entre outros, aos estudos em Política, Estratégia, Inteligência, Assuntos Psicossociais, Direito e Relações Internacionais. Esses setores contribuem de forma articulada para o entendimento da complexa relação entre a política e a estratégia, além da sua interligação com assuntos de segurança e defesa. Para isso, são desenvolvidas pesquisas de temas relevantes para o conhecimento do Poder Marítimo, Doutrina Naval, Doutrina de Inteligência, Estratégia Naval, Teoria da Guerra, Guerra de Informações, Planejamento de alto nível da Marinha, Ciência Política, Política Marítima Nacional, Política de Defesa Nacional, Política Naval, Direito Administrativo e Penal Militar, Justiça Militar, Direito Internacional Marítimo, Geopolítica, História Militar, Política Exterior e Comunicação Social. As atividades da Escola de Guerra compreendem ainda a concepção e condução de um jogo de crise internacional político-estratégica para o Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e a elaboração das provas para os exames de seleção ao Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS) e ao Curso Superior (C-Sup).

IRI - Instituto de Relações Internacionais da PUC-RIo

Criado em 1979 para o desenvolvimento do estudo da área de Relações Internacionais, o IRI dedica-se às atividades de ensino, pesquisa e publicações, com particular ênfase para a integração entre ensino e pesquisa. O Instituto inaugurou as suas atividades de ensino em 1987 com a criação do curso de mestrado, que em 19 anos de funcionamento formou mais de 130 profissionais que hoje ocupam posições destacadas no meio acadêmico, diplomático e em organismos internacionais. Em 2001, consolidou-se o seu programa de pós-graduação com a abertura de inscrições para o primeiro curso de doutorado em Relações Internacionais do país. Logo em seguida, em 2003, começou a oferecer também o curso de graduação. O IRI conta com freqüentes visitas de especialistas de Relações Internacionais das mais conceituadas universidades brasileiras e estrangeiras que, por meio de palestras, seminários e cursos realizados regularmente, apresentam aos alunos e professores do departamento o debate acadêmico da área. O IRI reúne professores altamente especializados, com formação nas melhores Universidades de Relações Internacionais do mundo. Suas linhas de pesquisa são: 1) Estudos de Política Externa, 2) Estudos de Economia Política Internacional, 3) Instituições Internacionais, 4) Processos de Globalização e Integração Regional e 5) Segurança Internacional. O programa de publicações do Instituto edita semestralmente o periódico Contexto Internacional, que aceita trabalhos inéditos na área de Relações Internacionais. Por todas essas atividades, o IRI é hoje uma referência no Brasil para ensino, pesquisa e publicações na área de Relações Internacionais.
 
  Link  Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos
  Link  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ...
  Link  Ministério da Defesa (MD)
O Ministério da Defesa (MD) é o órgão do Governo Federal incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica. Uma de suas principais tarefas é o estabelecimento de políticas...
 
  Link  Laboratório de Estudos do Tempo Presente - TEMPO/UFRJ
Site do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (Laboratório principal das pesquisas), com informações sobre as revoluções e mudanças geo-políticas que afetam o sistema global de relações e economia ...
  Link  Instituto de Relações Internacionais - IRI
Site do Instituto de relações internacionais da PUC-RIO ...
  Link  Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Site do Instituto COPPEAD
  Link  Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS
Site do instituto de Filosofia e Ciências Sociais, com informações ...
 
 
 
   
 
Advertisement